Orações

AS CORES DO TERÇO MISSIONÁRIO

O bispo Fulton Sheen, quando era Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, nos Estados Unidos, teve a ideia do “Terço Missionário”. O Terço é formado de cinco dezenas, cinco são também os continentes do mundo. Ele escolheu uma cor para cada Continente que, de alguma forma, recorda suas características. Ao rezar cada dezena pede-se por todos os que vivem nesse Continente.

A originalidade do Terço Missionário é o encontro na oração com todos os povos, raças e culturas do nosso planeta.

MISTÉRIOS DA ALEGRIA E DO ANÚNCIO – GOZOSOS

(Segunda-feira e Quinta-feira)

1º mistério: Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora. Maria escuta através do anjo a proposta de Deus.

Reza-se pela África – cor verde, recordando suas imensas florestas verdes, seus conflitos, violências e toda sorte de sofrimentos e também a esperança do crescimento da fé, graças à presença e ação evangelizadora de tantos missionários e missionárias. A Igreja africana é jovem, dinâmica, cheia de vitalidade e de grandes esperanças para o futuro, apesar dos conflitos e contradições ali existentes. A Igreja coloca na África as suas esperanças devido ao entusiasmo com o qual suas populações acolhem a mensagem do Evangelho.

2º mistério: Maria visita sua prima Isabel. O caminho da solidariedade.

Reza-se pelas Américas – cor vermelha, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, os “pele vermelhas”. Também, a terra vermelha por causa do sangue derramado por estes povos na época das conquistas e pelos mártires de ontem e de hoje. O continente americano conta com o maior número de católicos de todo o mundo. No entanto, a um continente com enormes desigualdades sociais onde se faz urgente a ação missionária e profética da Igreja, no anúncio da justiça e da solidariedade.

3º mistério: Nascimento de Jesus na gruta de Belém. Ele se faz solidário da humanidade. 

Reza-se pela Europa – cor branca, por causa da presença do Papa, Mensageiro da Paz, o grande missionário do mundo. Foi da Europa que partiu boa parte dos missionários(as) para todos os continentes. Contudo, ainda há muito que fazer.

4º mistério: Apresentação de Jesus no templo.

Reza-se pela Oceania – cor azul que lembra sua formação pelas inúmeras ilhas cercadas pelas águas azuis de seus mares. Este Continente necessita de missionários (as), mas que já envia seus evangelizadores, inclusive para nosso Brasil.

5º mistério: O encontro de Jesus no templo, dialogando com os doutores da Lei.

Reza-se pela Ásia – cor amarela, das raças amarelas, berço das antigas civilizações, culturas e religiões. Na Ásia encontra-se mais da metade da população do planeta e a menor porcentagem de cristãos. Suas populações vivem os extremos da riqueza e da pobreza. Mesmo com os avanços da tecnologia, continuam existir áreas de pobreza absoluta.

Rua Calcedônia, nº 282. Prado - Belo Horizonte/MG
CEP: 30.411-103
 (31) 3090-5913 \ (31) 98979-6527
ciansp@ciansp.com.br

 

WordPress Lightbox Plugin