Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

O que é Pastoral Vocacional?

A Pastoral Vocacional (PV) também conhecida como Serviço de Animação Vocacional (SAV) é uma ação pastoral na Igreja para auxiliar adolescentes, jovens e adultos no despertar de sua vocação. O aconselhamento pastoral auxilia na percepção do chamado de Deus e na resposta que pode ser oferecida ao Senhor. A vocacionada e o vocacionado fazem um caminho único, mas não é solitário, pois contam com o apoio e orações dos animadores vocacionais e com a graça generosa do Próprio Deus.

Nós Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade procuramos exercer a Pastoral Vocacional sendo presença nas Paróquias, nos diferentes trabalhos apostólico como catequese, crisma, grupo de jovens, eventos da juventude Católica como EAC, EJC, DNJ e JMJ. Com o foco de formar a juventude é possibilitar um Passo importante para o crescimento da fé, amadurecimento da missão, desenvolvimento humano social e despertar das vocações dentro da Igreja. 

Qual a diferença da vocação ao Trabalho e a vocação na Igreja?

A vocação ao trabalho está interligada as habilidades que a pessoa tem ou deseja desenvolver para exercer determinada profissão como a medicina, a engenharia, a pedagogia ou a advocacia, por exemplo. Está ligada ao fazer, é uma parte transitória na vida da pessoa.

A vocação na Igreja assume uma outra esfera e está intimamente ligada ao ser. É fruto de um chamado, requer uma resposta que precisa da aprovação divina, carece um discernimento profundo e consciente. Na Igreja existe a vocação ao Matrimônio, à Vida Laica, ao Sacerdócio e à Vida Religiosa Consagrada. Pertence à essência da pessoa e vai além do fazer transitório.

Quem já namorou pode ser Irmã da Piedade?

Sim. Quem já namorou e percebeu o chamado de Deus para a Vida Religiosa Consagrada pode fazer um discernimento. O acompanhamento vocacional e a direção espiritual serão muitos importantes nessa caminhada. É Deus quem vai iluminar a sua escolha e lhe ajudar a encontrar essa resposta em seu coração.

Como é a rotina da Irmã da Piedade?

O nosso Carisma nos propõe viver em missão saindo de nós mesma, ou seja, compartilhando com as pessoas nossas vidas, nossas esperanças, nossos trabalhos e nossa presença. Dentro da nossa rotina dedicamos o nosso servir em diferentes trabalhos, de acordo com as nossas obras, ou seja, de acordo com a necessidade do lugar onde moramos no momento, com o foco em promover o bem das pessoas que Deus nos confiou exercitando a misericórdia, a compaixão e a caridade. O nosso dia a dia reserva momentos específicos para a oração comunitária e a oração pessoal. E para o nosso crescimento fraterno também zelamos pelos momentos de convivência entre nós que chamamos momento comunitário.

Como é a Missão das Irmãs da Piedade?

A missão da Irmãs Auxiliar de Nossa Senhora da Piedade é bem ampla atuamos na formação de crianças e jovens por meio das creches e escolas, atendemos idosos em nossos asilos e realizamos diferentes trabalhos missionários nas comunidades inseridas, nas famílias que estão ao nosso redor como dizia Mons. Domingos: ” Fazer de tudo para todos a fim de ganha-los para Cristo!”  Atuamos conforme as necessidades da comunidade em que vivemos.  Atualmente estamos nos preparando para iniciar nossa Missão na África, nossa primeira casa além fronteiras, lá vamos conhecer uma nova realidade social e cultural mas seguiremos confiando em Deus e auxiliando com nossa presença e semeando nosso Carisma pelos corações.

Tem alguma dúvida? Contate-nos!

 

Leia também

Pastoral VocacionalVocação de ser Irmã da PiedadeDepoimentos das IrmãsVocação à SantidadeVocação à vidaVocação na BíbliaDúvidas frequentesFormulário de contatoOrações

 

Mantenha-se conectada conosco!

Rua Calcedônia, nº 282. Prado - Belo Horizonte/MG
CEP: 30.411-103
 (31) 3371-1464 / (31) 3334-6111

ciansp@ciansp.com.br

 

WordPress Lightbox Plugin