Vocação na Bíblia

Vocação na Bíblia

Nas Sagradas Escrituras encontramos a força e a beleza da vocação na vida das pessoas. Essa vocação acontece de diferentes formas em momentos distintos e para várias formas de missão.

Os vocacionados bíblicos tinham em comum: a escolha divina, ou seja, o chamado de Deus em sua história; a busca pela compreensão desse chamado, que chamamos de discernimento; uma resposta diretamente a Deus e uma mudança concreta em suas vidas. Nenhum vocacionado na Bíblia ficou no mesmo lugar, acomodado, fazendo as mesmas coisas.
O chamado de Deus trouxe desafios concretos, mas trouxe alegrias indescritíveis. Todos foram livres e felizes por realizarem a vontade de Deus na história de sua vida e de seu Povo.

Em sua trajetória vocacional você já pensou sobre os sinais de Deus em sua história? Os apelos que o Senhor coloca diante de seus olhos? Tenha coragem de fazer um bom discernimento e à luz da Palavra de Deus responder seu chamado com liberdade, confiança e fé para perseverar no caminho do Senhor. Ânimo e Coragem!

Vocação à vida

No primeiro livro da Bíblia, em Gênesis (Gn 4,1) Deus fez a humanidade, no jardim do Éden, no centro da criação e lhe chamou a vida. Soprou-lhe a narina e lhe chamou a viver e viver em plena comunhão com Deus. O primeiro chamado do ser humano é à vida! Viver a essência da nossa existência com a graça original.

Vocação de Abraão

Abraão é Chamado a deixar sua terra, ou seja, suas segurança, certezas e comodismos para assumir o projeto de Deus e herdar a terra que o Senhor lhe mostrará. Importante considerar que Abraão era idoso. Em resposta à sua fidelidade a Deus, o Senhor lhe fez a promessa de ter uma descendência numerosa, como as estrelas do céu. A vocação de constituir uma família e um povo para amar e louvar a Deus.

Vocação de Moisés

Moisés experimentou um chamado diferente, o fogo que arde e não consome, assim age o Espírito de Deus inflama o nosso coração de amor e nos encoraja para servir. Ele foi chamado a conduzir o povo Hebreu na libertação da escravidão do Egito. A vocação vem de Deus e por isso precisamos tirar os sapatos para acolher sua presença neste solo sagrado da nossa vida e do nosso coração.

Leia em sua Bíblia Ex 3, 1-22.

Vocação de Jeremias

Jeremias, um dos Profetas Maiores do Antigo Testamento que muito fala da esperança e da espera do Salvador. Sua história vocacional nos mostra que Deus deseja moldar nossa vida e configurá-la ao seu projeto de amor, mas o Senhor considera e respeita nossa liberdade, por isso, precisamos cultivas a nossa disponibilidade para Deus que nos quer verdadeiramente livres e felizes. Antes que te formasse eu te conheci e te consagrei.

Leia a vocação de Jeremias em Jr 1, 4-9; Jr 18, 1-6.

Vocação de Samuel

Ainda na infância Samuel escutou o chamado… precisou da direção espiritual de Eli para compreender que o Senhor desejava falar com ele. Muitas vezes em nossa caminhada vocacional precisamos do apoio espiritual para nos ajudar a amadurecer a fé e abrir os nossos ouvidos interiores para escutar a voz de Deus. Nunca é cedo demais para ouvir o chamado de Deus.

Leia em sua Bíblia 1 Sm 3, 1-10

Vocação de Maria

Cheia de virtudes Maria, em sua adolescência, vivenciou um chamado extraordinário! O Anjo do Senhor a visitou, anunciou o projeto de Deus em fazer dela a Mãe do Salvador. Mas a resposta é uma atitude livre e consciente. Maria ouviu, dialogou e prontamente respondeu assumindo um compromisso de amor e fidelidade. Enfrentou grandes alegrias e grandes desafios e guardou a fé, a esperança e a certeza que o amor de Deus vai além de qualquer expectativa ou possibilidade humana.

Uma das grandes lições de Maria em nossa vida foi seu ensinamento de guardar os acontecimentos no coração, para sua cultura judaica o coração é o lugar da razão e da tomada de decisão. Quando Maria não podia compreender o que seus olhos viam ela guardava no coração para meditar, colocar nas mãos de Deus e caminhar perseverante na jornada que Deus propunha para seu viver. Maria soube confiar a sua vida, sem reservas, nas mãos de Deus.

Leia em sua Bíblia Lc 1, 26-38.

Vocação de João Batista

O último profeta do Antigo Testamento, o único profeta que encontrou e contemplou a face do Salvador nessa terra. João teve uma vida muito radical. Seu princípio de fé era tão enraizado que ele fez do recolhimento social um estilo de vida, mel e gafanhotos eram seus alimentos disponíveis no deserto. Homem de coração grandioso e fértil para acolher o chamado de Deus. Sua missão era aplainar os caminhos do Senhor, profeta de palavra firme capaz de semear o veemente convite de conversão em meio ao testemunho de seriedade e profundidade espiritual. Sua virtude mais evidente foi a humildade de compreender a grandeza de Cristo, e sua indigna condição de nem mesmo desamarrar as sandálias dos pés de Jesus, o Santo de Deus.

Leia em sua Bíblia Mt 3, 1-6.

Vocação de Jesus

O grande vocacionado do Pai. Jesus assumiu a condição humana em todas as esferas, Ele abriu mão de qualquer privilégio divino para viver plenamente sua humanidade, por tanto, ele experimentou os mesmos desafios que nós experimentos no discernimento vocacional. Jesus precisou compreender o projeto de Deus em sua vida como todos nós, sofreu tentações em vários momentos e manteve-se conectado com o Pai, que gradativamente lhe mostrou sua missão. O marco do discernimento vocacional de Jesus aconteceu na sua vida adulta, quando Jesus foi batizado por João e conduzido pelo Espírito Santo ao deserto. Foram quarenta dias de retiro espiritual, Jesus assumiu livre e espontaneamente sua missão ser o Salvador. Anunciar o Reino não foi uma tarefa tão simples quando ninguém poderia imaginar que Deus era Misericordioso e Apaixonado pela humanidade, ao ponto de querer todos como seus Filhos e Filhas. Ao sair desse retiro espiritual Jesus chamou cada um dos Apóstolos e chamou diversos discípulos e discípulas para essa missão. Jesus entregou sua vida para nos Salvar da escravidão do pecado e deseja ardentemente que estejamos em comunhão com Ele. Atualmente Jesus continua chamando discípulas e discípulas para as diferentes formas de viver a fé por meio das vocações na Igreja.

Leia em sua Bíblia Mt 3, 13-17; Jo 1, 31-34.

 

Leia também

Pastoral VocacionalVocação de ser Irmã da PiedadeDepoimentos das IrmãsVocação à SantidadeVocação à vidaVocação na BíbliaDúvidas frequentesFormulário de contatoOrações

 

Mantenha-se conectada conosco!

 

Rua Calcedônia, nº 282. Prado - Belo Horizonte/MG
CEP: 30.411-103
 (31) 3371-1464 / (31) 3334-6111

ciansp@ciansp.com.br

 

WordPress Lightbox Plugin