À Vossa Proteção
À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus./ Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó, Virgem gloriosa e bendita.
Oração a Nossa Senhora da Piedade -CIANSP
Ó, minha mãe, Senhora da Piedade, olhai para esta Congregação, fundada por vosso Servo Domingos, sob vossa invocação, vosso auxílio e patrocínio. Dai-lhe vosso espírito de abnegação, de sacrifício e vida interior, na prática da caridade para que foi instituída. Identificai-a em um só coração e uma só alma, para amar-vos, honrar-vos, auxiliar-vos em vossos sofrimentos junto à Cruz de nossa redenção, para glória vossa e de vosso Filho. Assim Seja!
São José, carpinteiro de Nazaré
São José, carpinteiro de Nazaré, amigo dos pobres e fiel esposo de Maria, intercedei por todos os que se empenham no trabalho espiritual, intelectual e manual. Intercede junto a Jesus por todas as necessidades do mundo do trabalho e pelos nossos governantes. Alcançai-nos, também, a graça de que tanto necessitamos (fazer o pedido). Que nós tenhamos a graça de imitar as vossas virtudes para chegarmos, um dia, à vivência da plenitude em Deus. Amém!
Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora
D: Salve, ó, Virgem dolorosa, amparo dos degredados.
T: Dai-nos, pelas vossas dores, as dores de nossos pecados.
1 – No Primeiro Mistério, contemplamos a dor que sentiu Maria Santíssima, quando ouviu a profecia do Santo Velho Simeão; e peçamos… Pai Nosso, 7 Ave-marias e 1 Glória ao Pai.
2 – No Segundo Mistério, contemplamos a dor que sentiu Maria Santíssima, quando se viu obrigada a fugir para o Egito, conduzindo seu Divino Filho recém-nascido; e peçamos… Pai Nosso, 7 Ave-marias e 1 Glória ao Pai.
3- No Terceiro Mistério, contemplamos a dor que sentiu Maria Santíssima, quando perdeu seu Divino Filho no templo; e peçamos… Pai Nosso, 7 Ave-marias e 1 Glória ao Pai.
4 – No Quarto Mistério, contemplamos a dor que sentiu Maria Santíssima, quando encontrou seu Divino Filho carregando a pesada cruz; e peçamos… Pai Nosso, 7 Ave. marias e 1 Glória ao Pai.
5- No Quinto Mistério, contemplamos a dor que sentiu Maria Santíssima, quando crucificaram seu Divino Filho entre dois ladrões; e peçamos… Pai Nosso, 7 Ave-marias e 1 Glória ao Pai.
6 – No Sexto Mistério, contemplamos a dor que sentiu Maria Santíssima, quando desceram seu Divino Filho da cruz e depositaram-no em seus santíssimos braços; e peçamos… Pai Nosso, 7 Ave-marias e 1 Glória ao Pai.
7- No Sétimo Mistério, contemplamos a dor que sentiu Maria Santíssima, quando depositaram seu Divino Filho no sepulcro, ficando ela em triste soledade; e peçamos… Pai Nosso, 7 Ave-marias, Glória ao Pai e Salve Rainha.
Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós, bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó, clemente, ó, piedosa, ó, doce, sempre Virgem Maria, rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Alma de Cristo
Alma de Cristo, santificai-me./ Corpo de Cristo, salvai-me./ Sangue de Cristo, inebriai-me./ Água do lado de Cristo, lavai-me./ Paixão de Cristo, confortai-me./ Ó. bom Jesus, ouvi-me./ Dentro de Vossas chagas, escondei-me./Não permitais que me separe de Vós./ Do espírito maligno, defendei-me./ Na hora da morte, chamai-me/ e mandai-me ir para Vós,/para que, com os Vossos Santos, Vos louve/por todos os séculos dos séculos. Amém.
AS CORES DO TERÇO MISSIONÁRIO
O bispo Fulton Sheen, quando era Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, nos Estados Unidos, teve a ideia do “Terço Missionário”. O Terço é formado de cinco dezenas, cinco são também os continentes do mundo. Ele escolheu uma cor para cada Continente que, de alguma forma, recorda suas características. Ao rezar cada dezena pede-se por todos os que vivem nesse Continente.
A originalidade do Terço Missionário é o encontro na oração com todos os povos, raças e culturas do nosso planeta.
MISTÉRIOS DA ALEGRIA E DO ANÚNCIO – GOZOSOS
(Segunda-feira e Quinta-feira)
1º mistério: Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora. Maria escuta através do anjo a proposta de Deus.
Reza-se pela África – cor verde, recordando suas imensas florestas verdes, seus conflitos, violências e toda sorte de sofrimentos e também a esperança do crescimento da fé, graças à presença e ação evangelizadora de tantos missionários e missionárias. A Igreja africana é jovem, dinâmica, cheia de vitalidade e de grandes esperanças para o futuro, apesar dos conflitos e contradições ali existentes. A Igreja coloca na África as suas esperanças devido ao entusiasmo com o qual suas populações acolhem a mensagem do Evangelho.
2º mistério: Maria visita sua prima Isabel. O caminho da solidariedade.
Reza-se pelas Américas – cor vermelha, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, os “pele vermelhas”. Também, a terra vermelha por causa do sangue derramado por estes povos na época das conquistas e pelos mártires de ontem e de hoje. O continente americano conta com o maior número de católicos de todo o mundo. No entanto, a um continente com enormes desigualdades sociais onde se faz urgente a ação missionária e profética da Igreja, no anúncio da justiça e da solidariedade.
3º mistério: Nascimento de Jesus na gruta de Belém. Ele se faz solidário da humanidade.
Reza-se pela Europa – cor branca, por causa da presença do Papa, Mensageiro da Paz, o grande missionário do mundo. Foi da Europa que partiu boa parte dos missionários(as) para todos os continentes. Contudo, ainda há muito que fazer.
4º mistério: Apresentação de Jesus no templo.
Reza-se pela Oceania – cor azul que lembra sua formação pelas inúmeras ilhas cercadas pelas águas azuis de seus mares. Este Continente necessita de missionários (as), mas que já envia seus evangelizadores, inclusive para nosso Brasil.
5º mistério: O encontro de Jesus no templo, dialogando com os doutores da Lei.
Reza-se pela Ásia – cor amarela, das raças amarelas, berço das antigas civilizações, culturas e religiões. Na Ásia encontra-se mais da metade da população do planeta e a menor porcentagem de cristãos. Suas populações vivem os extremos da riqueza e da pobreza. Mesmo com os avanços da tecnologia, continuam existir áreas de pobreza absoluta.