Exposição Sankofa promove imersão audiovisual na obra social da CIANSP em Angola

A exposição Sankofa teve sua vernissage na quarta-feira, 14 de junho, com uma experiência visual e sensorial enriquecedora. Muito além de fotos: vídeos, livro, audiodescrições, obras de arte, música e projeto social fazem parte da primeira atração do Centro Cultural Sankofa.

Ao andar pela exposição, músicas angolanas e de países vizinhos ecoam por corredores e salas e dão o tom da experiência audiovisual. “A exposição é sobre nossa obra missionária em Angola, relflexo e inspiração de nosso fundador Monsenhor Domingos”, explicou Irmã Elizabeth na abertura da vernissage.

Por toda exposição fotográfica, há QRcodes para acesso a audiodescrições feitas por Irmã Jéssica Luana, religiosa da CIANP em missão na Angola, gravados na África explicando as imagens. A exposição Sankofa contempla mais de 80 cenas capturadas pelas religiosas que estão em missão na primeira obra social da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade em solo angolano. São fotografias e vídeos que evidenciam o olhar das Irmãs no dia a dia das atividades que desempenham junto às comunidades locais desde 6 de janeiro de 2022, quando chegaram no país africano. 

 

Em um dos cinco ambientes da exposição, a sala Nigéria, um vídeo promove uma imersão ao dia exato em que as religiosas chegaram na cidade – 6 de janeiro de 2022 – e a recepção do povo. “Impossível não sair emocionado e impactado desta sala”, relata um dos visitantes durante a vernissage. 

 

Na Sala Togo, três logomarcas envolvidas no projeto social – CIANSP, EIBAB e SANKOFA – são explicadas e é possível interagir com seus elementos por meio de quebra-cabeças concretos.

 

Na Sala Guiné, Monsenhor Domingos e Irmã Benigna representam as “janelas” para o passado e para o futuro. O fundador e uma das religiosas da Congregação estão em processo de canonização no Vaticano. Por meio de uma linha do tempo, é possível conhecer sua vida e obra e ainda fazer uma foto com as duas personalidades.

 

No Salão Benin: ukalosoko – despedida em umbundo (umas das línguas faladas em Angola). Nos quatro últimos painéis, mais fotos e, na parede, a foto que inspirou a exposição recebeu um tratamento em grande formato e possibilita que o público faça uma selfie e sinta-se junto às Irmãs nesta caminhada. Neste salão, também é possível adquirir o livro Sankofa. A edição – lançada na vernissage – reúne uma seleção de fotos – e suas histórias – cuja renda é revertida para a ação social das Irmãs da Piedade em Angola.

Ficha técnica da Exposição Sankofa:

Direção Geral: Madre Teresa Cristina Leite
Idealização e Curadoria: José Alessandro de Oliveira
Fotos e apoio de conteúdo: Irmã Jéssica Luana
Diagramação: Leandro Portella
Produção: ZELE Comunicação e Produção Cultural Ltda.

Em agosto de 2023, o Centro Cultural Sankofa será aberto ao público para visitação e todas as informações serão divulgadas no Instagram @sankofacentrocultural nos próximos dias. Por enquanto, uma vernissage para convidados e visitas agendadas de professores, estudantes do INSP e seus familiares está em andamento.

Serviço:

  • Centro Cultural Sankofa
  • Estrada do Pau Ferro, 927 (ao lado do INSP)
  • Freguesia – Jacarepaguá
  • Abertura à visitação: agosto/2023. 

 

Veja as fotos da vernissage